MONITORIA 2013
TRABALHOS ENID 2013
CCA
1 |
A BIOLOGIA CELULAR INCENTIVANDO O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Amanda Tomaz Batista de Araújo; Núbia Pereira da Costa. |
2 |
Romildo da Silva Neves; Ariosvaldo Nunes de Medeiros; Betriz Dantas Oliveira; Edilson Paes Saraiva. |
3 |
Luana Paula da Silva Ribeiro; Rafael Felipe da Costa Vieira. |
4 |
Nilton Ramalho de Morais Barreto; Rafael Ramos de Morais; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo; Laís Angélica Borges. |
5 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA COMO SUPORTE AOS DISCENTES DO CCA-UFPB |
6 |
Edilaine da SilvaTrajano; Raiany Meirelle dos Anjos Rodrigues; Emanuelle Ribeiro da Costa Gomes; David Holanda de Oliveira. |
7 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO DE RUMINANTES |
8 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE EQUINOS |
9 |
A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NO APRENDIZADO DE MATEMATICA I, DOS ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA João Ítalo de Sousa; Péricles Farias Borges; Raylson de Sá Melo. |
10 |
David de Paulo Farias; Núbia Pereira da Costa. |
11 |
Tarciso Botelho Pereira Filho; Núbia Pereira da Costa. |
12 |
A monitoria como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da Tecnologia da Informação para as Ciências Agrárias |
13 |
A MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
José Maurício dos Santos Neto; Edilson Paes Saraiva. |
14 |
Mikael Leal Cabral Menezes de Amorim; Edilson Paes Saraiva. |
15 |
A RELEVÂNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE AVES, MEDIANTE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
16 |
Thiago de Siqueira Lino; Severino Gonzaga Neto; Edilson Paes Saraiva |
17 |
Werthon dos Santos Silva Teixeira; Káterin Elena Bohórquez Grondon; Danila Barreiro Campos. |
18 |
Análise do IMC e RCQ em estudantes matriculados na disciplina de Prática Desportiva |
19 |
Lucas da Costa Dutra; Danila Barreiro Campos. |
20 |
APRENDENDO MAIS SOBRE NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES: 2012.2/ 2013.1 Victória Rhégia Berto da Silva; Fernando Guilherme Perazzo Costa; Edilson Paes Saraiva. |
21 |
BIOQUÍMICA BÁSICA PARA GRADUANDOS EM ZOOTECNIA: |
22 |
BIOQUÍMICA II: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO |
23 |
BIOQUÍMICA: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO |
24 |
BIOQUÍMICA: MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO APOIO TEÓRICO/PRÁTICO |
25 |
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA GERAL |
26 |
Antônio da Costa Pinheiro; Safira Valença Bispo; Edilson Paes Saraiva. |
27 |
DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA HISTOLOGIA VETERINÁRIA ATRAVÉS DA MONITORIA Sabrina Cândido Trajano; Ricardo Romão Guerra; Luiz Eduardo Carvalho Buquera. |
28 |
DESENVOLVIMENTO DA SALA VIRTUAL NA DISCIPLINA FISIOLOGIA ANIMAL Eudes Fernando Alves da Silva; Patrícia Emília Naves Givisiez ; Edilson Paes Saraiva. |
29 |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE FORMA GERAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA |
30 |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE INVERTEBRADOS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – PERÍODO 2012.2 |
31 |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE INVERTEBRADOS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – PERÍODO 2013.1 |
32 |
Wylde da Luz Vieira; Helder Farias Pereira de Araujo. |
33 |
Wylde da Luz Vieira; Helder Farias Pereira de Araujo. |
34 |
MIRANDA, Márcia V. Costa; MEDEIROS, Elizabet Maria Spohr de; SILVA, Heitor Nascimento e. |
35 |
IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS PARA O CURSO DE AGRONOMIA DURANTE OS PERÍODOS DE 2012.1 e 2012.2 |
36 |
Evaldo Mamedes Cândido de Queiroz; Simone Bopp; Ricardo Barbosa de Lucena. |
37 |
Danilo Linhares de Medeiros; Edson Mauro Santos; Edilson Paes Saraiva. |
38 |
Danilo Linhares de Medeiros; Edson Mauro Santos; Edilson Paes Saraiva. |
39 |
Thomaz Cyro Guimarães de Carvalho Rodrigues; Amaro Calheiro Pedrosa; Edilson Paes Saraiva. |
40 |
Influência da monitoria no desempenho dos alunos em relação às tecnologias de informação |
41 |
MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE INFORMÁTICA NO CCA DA UFPB COM PROGRAMA DE MONITORIA Tales Gil de França; Márcia Verônica Costa Miranda. |
42 |
MELHORIA DA APRENDIZAGEM A PARTIR DAS MONITORIAS DA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II Hívisson Fred Araújo de Oliveira; Danila Barreiro Campos. |
43 |
MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA MONITORIA NO CCA-UFPB José Roberto Chaves Neto; Silvanda de Melo Silva; Eliane da Silva Freire; Péricles de Farias Borges. |
44 |
José Roberto Chaves Neto; Silvanda de Melo Silva; Eliane da Silva Freire; Péricles de Farias Borges. |
45 |
José Roberto Chaves Neto; Silvanda de Melo Silva; Eliane da Silva Freire; Péricles de Farias Borges. |
46 |
Alberto Jefferson da Silva Macêdo; Severino Gonzaga Neto; Edilson Paes Saraiva. |
47 |
Monitoria Acadêmica: avaliação do trabalho do monitor pelos alunos da disciplina Prática Desportiva Bruno de Souza Oliveira; Rogeranuar Xavier Ribeiro; Maria Lorena de Assis Candido; Péricles de Farias Borges. |
48 |
Monitoria como ferramenta de aprendizado na formulação de rações. Antonio do Nascimento Raposo Júnior; Juliana Silva de Oliveira; Edilson Paes Saraiva. |
49 |
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA MATEMÁTICA II DO CURSO DE AGRONOMIA Ana Carla de Lima Silva; Heretiano Gurjão filho. |
50 |
MONITORIA DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA (2012.2)
SANTOS, A. G. F (1); STIPP, D. T. |
51 |
MONITORIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE OVINOS Janyedson Gomes Ramalho; Safira Valença Bispo; Edilson Paes Saraiva. |
52 |
MONITORIA DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA OS CURSOS DE AGRONOMIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CCA-UFPB Auriléia Pereira da Silva; José Gomes de Souza Neto; Victor Hugo de Carvalho Sousa; Halison Alves da Costa; Drª Lucina Rocha Sousa. Centro de Ciências Agrárias |
53 |
MONITORIA DE QUÍMICA PARA OS CURSOS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CCA-UFPB Halison Alves da Costa; Auriléia Pereira da Silva; José Gomes de Souza Neto; Centro de Ciências Agrárias |
54 |
A MONITORIA: UM APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA ESTATÍSTICA GERAL(1) Denizard Oresca; Elizanilda Ramalho do Rêgo. |
55 |
MONITORIA EM BIOQUÍMICA (2012.2): FERRAMENTA DE APOIO À MELHORIA DO DESEMPENHO DE DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CCA/UFPB |
56 |
Eliane da Silva freire; José Roberto Chaves Neto; Silvanda de Melo Silva; Péricles de Farias Borges. |
57 |
ATIVIDADES DE MONITORIA, UMA NECESSIDADE REAL E BILATERAL DENTRO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS (1) |
58 |
Ramon da Silva Santos; Lenyneves Duarte Alvino de Araújo; Laís Angélica de Andrade Pinheiro Borges. |
59 |
Luan Daniel Cordeiro e Silva; Ricardo Nilton d’Ávila Lins Torres; Danila Barreiro Campos. |
60 |
RELATÓRIO DA MONITORIA DE ESTATÍSTICA GERAL DOS PERÍODOS 2012.2 E 2013.11 Erick Edson Paiva da Silva; Elizanilda Ramalho do Rêgo. |
61 |
Relatório da monitoria da disciplina de Biofísica durante os períodos 2012.2 e 2013.1 |
62 |
Relatório Final da Monitoria em Introdução a Medicina Veterinária Alexandra Melo Oliveira; Dra. Anne Evelynne Franco de Souza. |
63 |
Relatório Final Monitoria em Farmacologia Veterinária Marcelo Manoel Trajano de Oliveira; Dra. Anne Evelynne Franco de Souza. |
CCAE
1 |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA COM O APOIO DO MONITOR |
2 |
A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO II Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE; Departamento de Engenharia e Meio Ambiente - DEMA - MONITORIA. |
3 |
A RELEVÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA |
4 |
Cleber Nascimento Simões; Leonardo de Santos Nascimento; Myrla Lopes Torres; |
5 |
COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR . |
6 |
EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA ENTRE ALUNOS E MONITORES DA DISCIPLINA DE DESENHO PROJETIVO I. |
7 |
MONITORIA COMO EXERCÍCIO DA MELHORIA E QUALIDADE DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ECOLOGIA |
8 |
Cleber Nascimento Simões; Tatiana Barbosa; Leonardo de Santos Nascimento; Myrla Lopes Torres; |
CCEN
1 |
Laciene Karoline Santos de França, |
2 |
A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE PETROGRAFIA, GEOLOGIA E PEDOLOGIA NOS SEMESTRES 2012.2 E 2013.1
Diego Cezar da Silva Monteiro |
3 |
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE NOVOS METÓDOS DE ENSINO NO AUXILIO DA APRENDIZAGEM APLICADO NA MONITORIA |
4 |
A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA DISCIPLINA AEROFOTOGRAMETRIA Erika Rodrigues Dias Josefa Virlândia Leite Palitó |
5 |
José Fernandes de Souza Filho Marcelo de Oliveira Moura Richarde Marques da Silva |
6 |
ANÁLISE DESCRITIVA DO DESEMPENHO DO MONITOR DE ESTATÍSTICA DAS DISCIPLINAS ESTATÍSTICA BÁSICA I/ ESTATÍSTICA ECONÔMICA/ ESTATÍSTICA |
7 |
ANÁLISE DESCRITIVA DO DESEMPENHO DO MONITOR DE ESTATÍSTICA NAS DISCIPLINAS ESTATÍSTICA VITAL / BIOESTATÍSTICA |
8 |
ATIVIDADE DE ENSINO NA MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA
Rachel de Souza Maia |
9 |
Ana Glória Cornélio Madruga |
10 |
ATIVIDADES PRÁTICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO |
11 |
Henrique dos Santos Ramos Silva Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN; Departamento de Estatística – DE – MONITORIA |
12 |
Computação para química: Programas computacionais como ferramentas didáticas para o ensino-aprendizado da química |
13 |
Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria |
14 |
Contribuições da monitoria no auxílio pedagógico a estudantes calouros |
15 |
Desafios na educação: foco no apoio extraclasse |
16 |
ENFOQUE PRÁTICO NA DISCIPLINA DE ANÁLISE EXPLORATORIA DE DADOS VISANDO UMA MELHORIA NO RENDIMENTO ACADÊMICO Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN; Departamento de Estatística – DE – MONITORIA |
17 |
EXPERIMENTOS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE TERMODINÂMICA QUÍMICA |
18 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM A MONITORIA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA Emília de Rodat Fernandes Moreira |
19 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM A MONITORIA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA TEORIA DA REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO
Mayanne Gomes da Silva
Hugo Fabricio Limeira do Nascimento María Franco García – Professora do CCEN/ DGEOC/ UFPB |
20 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM A MONITORIA DA DISCIPLINA GEOMORFOLOGIA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Daniel da Silva Oliveira
Eduardo Galliza do Amaral Marinho |
21 |
FRAZÃO, Bianca Olímpio |
22 |
Josilena oliveira targino da silva Marco Antonio Mitidiero Junior |
23 |
Panorama dos Indicadores demográficos do Semiárido brasileiro, 2010.
Ianne Rafaella Santos Melo |
24 |
TURISMO, GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE Diôgo da Silva Santos |
25 |
UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVADO PROGRAMA DE MONITORIA DE ESTATÍSTICA DA UFPB. |
26 |
Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos |
CCHLA
1 |
“Desmundo”: uso do filme para o ensino de História do Brasil Colônia Carla Maria de Almeida |
2 |
A contribuição dos alunos da disciplina Libras para 08a educação de surdos.
Edneia de Oliveira Alves |
3 |
Paulo Giovani Antonino Nunes |
4 |
Fernanda Alves de Morais |
5 |
A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA METODOLOGIA NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. |
6 |
Kaleo Mariz Rodrigues Silva |
7 |
Antropologia Brasileira e a cultura brasileira em debate Inocêncio Soares do Rosário |
8 |
José Adailton Vieira Aragão Melo Maria Tereza Santana da Costa Rodrigues Almeida |
9 |
Aplicação de tecnologias complementares para o ensino da disciplina “História da Sociedade Brasileira” no curso de Serviço Social Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
10 |
APRENDER É MODIFICAR O CÉREBRO |
11 |
Atividades Desenvolvidas Durante a Monitoria 2013.1 Antropologia no Brasil
Mohana Ellen Brito Rodrigues de Morais |
12 |
Experiência de monitoria em Língua Espanhola nível A1 Luiz Manoel Pereira Filho |
13 |
Experiência de monitoria em Língua Espanhola nível A2 Diogo Lênin Vieira Leite |
14 |
Experiência de monitoria em Língua Espanhola nível pré-intermediário Scarlet Augusta de Andrade Echeverría |
15 |
MONITORANDO PESQUISA ANTROPOLÓGICA I: ETNOGRAFIA. SILVA, Darnisson Viana |
16 |
Monitoria: contribuição essencial no processo ensino-aprendizagem Eduardo de Almeida Rufino |
17 |
MONITORIA: Socialização e Aprendizagem
Alícia Ferreira Gonçalves |
18 |
Monitoria: subsídio à disciplina de Introdução aos Estudos Clássicos |
19 |
Monitoria: uma vivência acadêmica |
20 |
Valquíria Henrique Targino Villar |
21 |
O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DE LETRAS ESPANHOL DA UFPB MARTORELLI Ana Berenice Perez |
22 |
O TRABALHO DA MONITORIA NA PRÁTICA DE ENSINO DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Rayanna Queiroz Aurélio e Silva |
23 |
O TRABALHO DA MONITORIA NA PRÁTICA DE ENSINO DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO ROLIM, Janine dos S; |
24 |
Prática de Tradução de Textos Gerais Roberta Medeiros |
25 |
PRÁTICA DE TRADUÇÃO EM TEXTOS JURÍDICOS |
26 |
PROJETO DE MONITORIA EM ANTROPOLOGIA
Sheyla Samways Adriano De Leon |
27 |
Reflexão sobre equipes multidisciplinar na biomedicina e a cura tradicional |
28 |
RELATÓRIO DE MONITORIA – 2013.1
Emilayne da Silva Souto Departamento de Ciências Sociais (DCS) / Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) |
29 |
Patrícia de Araújo Leandro |
30 |
Resumo da disciplina Liara Brito |
CCHSA
1 |
CARDOSO, Edivanóbia Freire; RÊGO, Andréa de Fátima de O. Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/PROGRAMA DE MONITORIA. |
2 |
A DIDÁTICA EM QUESTÃO: A MONITORIA EM AÇÃO |
3 |
A EXPERIÊNCIA COMO MONITOR NO COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA EDUCACIONAL Jefferson Flora Santos de Araújo; Simone Vieira Batista; Maria Aparecida Valentim Afonso. |
4 |
A Importância do Programa de Monitoria na aprendizagem dos discentes da Disciplina De Cadeias Produtivas II |
5 |
A MONITORIA COMO APOIO PRÁTICO-TEÓRICO NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES: REFLEXOS NA APRENDIZAGEM, PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/ PROJETO DE MONITORIA |
6 |
MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZADO E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
7 |
|
8 |
A MONITORIA COMO MOLA PROPULSORA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O PAPEL DO MONITOR FRENTE ÀS NECESSIDADES DOS DISCENTES |
9 |
A MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULO E TRABALHO PEDAGÓGICO: RELATO DA EXPERIENCIA RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; MARQUES, Dayana Ferreira; Luciene Chaves de Aquino. |
10 |
A MONITORIA NA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jefferson Silva de Barros Santos; Vivian Galdino de Andrade; Rita Cristiana Barbosa; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. |
11 |
Gilmara Henrique da Silva; Jalmira Linhares Damasceno; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. |
12 |
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA E ECOFISIOLOGIA VEGETAL |
13 |
MENDES, Bruno da Costa Mendes; RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira; ROCHA, Elaine de Lima Rocha.
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/PROGRAMA DE MONITORIA |
14 |
Edilene Maria Soares da Silva; Jalmira Linhares Damasceno; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. |
15 |
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (MONITORIA) NA DISCIPLINA ENSINO DE PORTUGUÊS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
16 |
SILVA, Viviane Soares;SILVA, Luiz Eduardo Paulino da;AQUINO, Luciene Chaves de;REBOUÇAS, Aiene Fernandes. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias- CCHSA, Departamento de Educação-DE/Monitoria |
17 |
EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA OLERICULTURA Jociane Geyse de Oliveira; Álvaro Carlos Gonçalves Neto; Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz. |
18 |
EXPERIÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS VIVENCIADAS NA MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II Rita de Cássia Rodrigues Lopes; Luciene Chaves de Aquino; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. |
19 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM O ENSINO NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
20 |
Jaciara Jorge Gonçalves; John Alex Xavier de Sousa; Luciene Chaves de Aquino. |
21 |
Rafaela da Silva Araujo; Luís Felipe Araújo; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA; Departamento de Educação- DE; Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar: |
22 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO E APRENDIZADO DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL |
23 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO E NA PESQUISA DA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E TRABALHO PEDAGÓGICO Romana Ana Maria Andrade Malaquias; Ana Claudia da Silva Rodrigues; Luciene Chaves de Aquino. |
24 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO E NA PESQUISA NA DISCIPLINA DIDÁTICA Maria Layany Silva Lima; Lucicléa de Teixeira Lins; Luciene Chaves de Aquino. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA; Departamento de Educação- DE; Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar: |
25 |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO E NA PESQUISA NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AZEVEDO,Gérbora Clementino Pereira de; AQUINO, Luciene Chaves de; REBOUÇAS Aiene Fernandes Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias-CCHSA, Departamento de |
26 |
Edna Fagna Trindade Gomes; Luís Felipe Araújo; Maria Aparecida Valentim Afonso; Luciene Chaves de Aquino. |
27 |
Iniciação á Docência com a Monitoria da Disciplina Cadeia Produtiva I (Avicultura e Suinocultura): Experiência de ensino |
28 |
Iniciação á Docência com a Monitoria da Disciplina de Introdução à Produção Animal: Iniciando à Docência |
29 |
Iniciação á Docência com a Monitoria da Disciplina de Introdução à Zootecnia: Experiência de ensino Jeangela Ferreira do Nascimento; Ana Patrícia Almeida Bezerra. |
30 |
DAL MONTE, Hélio Luiz Beretta; RAMALHO, Daysiane Silva; RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira |
31 |
OLIVEIRA, Cláudio Germano dos Santos; RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira; SILVA, Valmir Morais da |
32 |
Monitoria da disciplina de Bovinocultura: Incentivo à aprendizagem Madelon Cristiany Cavalcanti de Araújo Filha; Maria Fernanda Soares Queiroz. |
33 |
Severino Ranielson Cunha Dantas; Cicero Gabriel dos Santos; Cicero Gabriel dos Santos. |
34 |
MONITORIA EM TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II: INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RÊGO, Andréa de Fátima de Oliveira; SANTOS SOBRINHO, Luis Carlo L; SOUSA, Roberta Marrie Araújo de. Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/ Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/PROGRAMA DE MONITORIA |
35 |
Josilene Rodrigues da Silva; Luciene Chaves de Aquino; Luciene Chaves de Aquino; |
36 |
Prática da Monitoria na Disciplina de Introdução à Produção Vegetal Dayane Maurício S. Costa; Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz; Manoel Alexandre Diniz Neto. |
37 |
Projeto de Monitoria para a Disciplina de Irrigação e Drenagem - Plano de Trabalho 2012.2 e 2013.1 Cláudio Luiz de Souza; Thiago Jardelino Dias; Belísia Lucia M. T. Diniz. |
38 |
Fernando José da Silva; Thiago Jardelino Dias; Belísia Lucia M. T. Diniz |
39 |
REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICA A PARTIR DA MONITORIA EM DIDÁTICA Angélica Ferreira da Costa; Luciene Chaves de Aquino; Luciene Chaves de Aquino. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias CCHSA - Departamento de Educação- DE - Projeto - Formação de professores numa perspectiva interdisciplinar: |
CCJ
1 |
A CONDIÇÃO DO NASCITURO NA CONTEMPORANEIDADE E A AMEAÇA DO PROJETO DE LEI N. 478/2007 |
2 |
A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS A PARTIR DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
João Batista Coêlho de Araújo Neto |
3 |
A EFICÁCIA DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: aprendizados decorrentes da monitoria GOMES, Mayanne Bezerra MAIA, Luciano Mariz CCJ - Centro de Ciências Jurídicas / DDpu - Departamento de Direito Público / Monitoria |
4 |
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA NA COMPREENSÃO DA CULTURA NO MUNDO JURÍDICO Kalina Elizabeth Morais Carneiro |
5 |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA INTER GRADUAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE DIREITO E DE SERVIÇO SOCIAL |
6 |
Gustavo Sousa Galisa Albuquerque |
7 |
A PSICOLOGIA ALIADA AO DIREITO |
8 |
ACESSO À JUSTIÇA: O ESTUDO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA E DA GRATUIDADE JUDICIÁRIA João Otávio Terceiro Neto Bernardo de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, Departamento de Ciências Jurídicas, João Pessoa/PB |
9 |
Construção de um Pensamento Crítico do Direito Penal na Sociedade |
10 |
COTAS SÓCIO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM DESAFIO IDEOLÓGICO |
11 |
CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CONTEXTO ATUAL: PROTEÇÃO AOS DIREITOS AUTORAIS E SANÇÕES ÀS VIOLAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO |
12 |
Direito Civil e a Proteção dos Direitos da Personalidade Renato José Ramalho Alves |
13 |
Flavianne Fernanda B. da Nóbrega |
14 |
Direito e Ideologia
|
15 |
DIREITO ENÔMICO: CELSO FURTADO E AMARTHYA SEM, APRIMORANDO OS CONHECIMENTOS SOBRE O CAMPO Marcia Glebyane Maciel Quirino Centro de Ciências Jurídicas – Departamento de Direito Público – Programa de Monitoria |
16 |
DIREITOS HUMANOS: INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO Luiz Filipe Fernandes Carneiro da Cunha Centro de Ciências Jurídicas, Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica, PROMon |
17 |
Katianelle Cardozo Pereira |
18 |
Educação, cidadania e democracia à luz da Constituição Federal de 1988 Maria Marlene Aires Urquisa Neta; Departamento de Ciências Jurídicas |
19 |
ENSINO ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
20 |
ENSINO JURÍDICO HUMANISTA: NOVAS LEITURAS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO CIVIL Caroline Pereira Quirino Braga |
21 |
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL: ANÁLISE CRÍTICA DA TEORIA DO CRIME E DAS NORMAS PENAIS Ana Clara Montenegro Fonseca Duina Porto Belo PROGRAMA DE MONITORIA |
22 |
LESÃO: A ASSISTÊNCIA JURÍDICA COMO FORMA DE COMBATE AO DESEQUILÍBRIO CONTRATUAL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO Centro de Ciências Jurídicas, Departamento de Direito Privado, PROMon |
23 |
Yulgan Tenno de Farias Lira - Voluntário |
24 |
MONITORIA: MAIS DO QUE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA, UM PASSO RUMO À DOCÊNCIA |
25 |
OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO SUJEITOS COLETIVOS DE DIREITO E SUAS LUTAS COMO FONTE DO DIREITO Ariana Bárbara Queiroz Cavalcante |
26 |
Bárbara Melo Delgado |
CCSA
1 |
Sinara Thereza dos Santos Fidelis; Edilson Andrade de Oliveira Dias; Max Suélio de Andrade Pedros; Maria Camerina Maroja Limeira. |
2 |
AZEVEDO FILHO, Azamor Cirne de; MACHADO,Márcia Reis; LIMA,Caio Raoni Pereira; LIMA,Sinaldo José Pereira de. |
3 |
A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS QUE UM PROGRAMA DE MONITORIA PODE TRAZER AO MONITOR E AOS DISCENTES Idácio Rodrigues Barreto Pessoa; Kátia Virgínia Ayres; Paula Luciana Bruschi Sanches. |
4 |
A MAIS-VALIA E O CONSUMO DESENFREADO Jefferson Igor Barbosa; Rosângela Palhano Ramalho; Lucas Milanez de Lima Almeida. |
5 |
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM |
6 |
A MONITORIA COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NA DISCIPLINA SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL |
7 |
Maria Eduarda de Lima e Silva; Rosângela Palhano Ramalho; Lucas Milanez de Lima Almeida. |
8 |
Juliana Ferreira Cavalcanti; Kátia Ayres; Robéria César Souto Maior |
9 |
Niedja Amaral de Araújo; Kátia Virginia Ayres. |
10 |
William Velloso Júnior; Azamor Cirne de Azevedo Filho |
11 |
EMPREENDEDORISMO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
12 |
Entre a Cooperação Simples e a Manufatura: Um estudo de caso na disciplina de Economia Política II Luan da Anunciação Cassiano; Lucas Milanez de Lima Almeida. |
13 |
Rayane Karen Pontes de Souza. |
14 |
ESTUDO SOBRE AS EXPECTATIVAS INICIAIS DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA EM RELAÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS PERÍODOS 2012.2 E 2013.1 |
15 |
Renato Wodson Mendonça Gomes; Lucas Milanez de Lima Almeida; Rejane Gomes Carvalho. |
16 |
AZEVEDO FILHO, Azamor Cirne de; SILVA, Edilane Cristin. |
17 |
MONITORIA: INCENTIVO À DOCÊNCIA E PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO ACADÊMICO Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Departamento de Administração/MONITORIA |
18 |
MONITORIA: UMA OPORTUNIDADE DE ENRIQUECIMENTO PARA O MONITOR NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA Érica Kelly Torres Pereira. |
19 |
Gabriela Marques de Medeiros; Kellen da Silva Coelho; |
20 |
RELATO DE EXPERIENCIA: O CASO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS EMPRESARIAIS DO CURSO DE CIENCIAS ATUARIAIS DA UFPB |
21 |
SILVA, Geisa Cassiana Paulino da; Mirza Cunha Saraiva; Prof ª Azamor Cirne. |
22 |
Ítalo José Bastos Guimarães; Prof. Jorge de Oliveira Gomes, Msc. |
23 |
Vivência da Monitoria da Disciplina Sistema de Informação Contábil |
CE
1 |
A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ALBUQUERQUE, J. H. A; FONSECA, P. N. |
2 |
AS FAMÍLIAS E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Nájila Bianca Campos Freitas; Patrícia Nunes da Fonsêca. |
3 |
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA I: CONSTRUCTO PRÁTICO E TEÓRICO NA MONITORIA3
FONSACA, Kriscieli; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. |
4 |
Experiências da Monitoria: o caso da disciplina Psicossociologia e Aprendizagem CAVALCANTE, Jessica; OLIVEIRA, Mariana Lins. |
5 |
Mariangela Estevam de Caldas Leite; Mônica Dias Palitot. Departamento de Psicopedagogia |
6 |
MONITORIA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DISCENTE DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM I Karina Ingredy Leite da Silva; Geovaní Soares de Assis. Projeto de Monitoria |
7 |
PRÁTICAS DA MONITORIA NA DISCIPLINA MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM Magno Alexon Bezerra Seabra; Marivânia Leite da Silva; Alexmiliany Mendes de Oliveira.
|
8 |
PRÁTICAS E VIVÊNCIAS DA MONITORIA NA DISCIPLINA NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM |
9 |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS COM UMA TURMA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA APLICADA Yohanna Ribeiro Klafke; Maria de Fátima Camarotti. |
10 |
PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA I: UMA CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DA MONITORIA³ MULATINHO, Bruna Bastos; BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião. |
11 |
REFLEXÃO TEÓRICO- PRÁTICA DA AÇÃO DISCENTE NA MONITORIA DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM II Elizabeth de Sousa Lima; Geovaní Soares de Assis. Projeto de Monitoria |
12 |
VIVÊNCIAS DA MONITORIA: RELATO DA EXPERIÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR NEUROPSICOLOGIA3 ALVES, Carla Lúcio; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. |
13 |
VIVÊNCIAS DA MONITORIA: RELATO DA EXPERIÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA II3 PEREIRA, Estephane Enadir Lucena Duarte; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. |
CCM
1 |
A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA FONOAUDIOLÓGICA NA COMUNICAÇÃO DO ADVOGADO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
2 |
A Plataforma Moodle/UFPB como ferramenta de ensino da Neurologia nos períodos 2012.2 a 2013.1 Gustavo de Moura Peixoto; Maurus Marques de Almeida Holanda. |
3 |
José Antonio Gonçalves Matias; Jacicarlos Lima de Alenca; Maísa Freire Cartaxo Pires de Sá. |
4 |
Luísa Vieira Souto Maior; Maria do Socorro Trindade Morais; Pedro José Santos Carneiro Cruz. |
5 |
ATIVIDADE DE ENSINO EM MOTRICIDADE OROFACIAL: UMA PRÁTICA INOVADORA PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS AMARAL, A.K.F.J.; SANTOS, C. |
6 |
LACERDA, Arthur Moreira Lucas; MARTINS, Mariah Malheiros Costa; MUÑOZ, Rilva Lopes de Sousa. |
7 |
AMORIM, K. D.; SANTOS, C. L. M. |
8 |
Avaliação da monitoria de informática e análise do cumprimento das metas propostas |
9 |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO RADIOGRÁFICO DE DISCENTES NA MONITORIA DE PNEUMOLOGIA Geyhsy Elaynne da Silva Rocha; Raissa Pordeus Leite Fernandes; Geórgia Freire Paiva Winkeler. |
10 |
AVALIAÇÃO PRÁTICA MULTIMÍDIA EM RADIOLOGIA: EXPERIÊNCIA INOVADORA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |
11 |
CONTRIBUIÇÕES DA ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA NA GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
12 |
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A APRENDIZAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NA DISCIPLINA “VOZ I” |
13 |
DA TEORIA A PRÁTICA: A DISCIPLINA “FUNDAMENTOS DA FONOAUDIOLOGIA” COMO MOTIVADORA DA ESCOLHA PROFISSIONAL |
14 |
ENSINANDO NO LABORATÓRIO: A MONITORIA DE HEMATOLOGIA COMO ELA É Mariani Herculano da Silva Lima; Luís Fábio Barbosa Botelho. |
15 |
IMPACTO DA MONITORIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE AUDIOLOGIA I Paulo Arthur do Nascimento Nunes; Wagner Teobaldo Lopes de Andrade; Flávia Luiza Costa do Rêgo. |
16 |
O MONITOR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA CIRURGIA ORTOGNÁTICA NA DISCIPLINA MOTRICIDADE OROFACIAL II |
17 |
O uso das redes sociais na monitoria de métodos diagnósticos em cardiologia Polyanna Carla Magna do Nascimento; Fátima Elizabeth Fonseca de Oliveira Negri. |
18 |
Projeto Pedagógico:A experiência da monitoria na disciplina de dermatologia Esther BastosPalitot; Lucas Pazzoline O. Alexandria; |
19 |
SOUZA, Rayane da Silva; MORAIS, Maria do Socorro Trindade; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. |
20 |
Uso de manequim eletrônico de ausculta na Monitoria de Cardiologia Helio Matheus Figueiredo Lisboa; Fátima Elizabeth Fonseca de Oliveira Negri. |
CCS
1 |
A construção do saber em fisioterapia aplicada às disfunções do sistema geniturinário NETTO, Afonso Rodrigues Tavares; MELO, Géssika Araújo de; VASCONCELOS, Mallison da Silva; CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de³; BARRETO, Juerila Moreira |
2 |
Camila da Silva Ferreira; |
3 |
A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE MATERIAIS DENTÁRIOS I |
4 |
A fisiologia do estômago no processo digestivo e a ação de fatores modificadores da secreção do suco gástrico |
5 |
FERREIRA, Luana de Lima |
6 |
Gabriel Chaves Neto |
7 |
COSTA, Luana Jesus de Almeida da; |
8 |
A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS MINISTRADAS NA DISCIPLINA DE RTM II PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA |
9 |
A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS EM FARMACOGNOSIA NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
10 |
A IMPORTÂNCIA DO ACABAMENTO E DO POLIMENTO – NOVA METODOLOGIA DE ENSINO NA DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA. Ísis de Araújo F Muniz DOR/CCS |
11 |
Mário MárcioVasconcelos Batista Filho Maria Vilma Matos Jurema de Medeiros Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Fisiologia e Patologia – DFP; |
12 |
Maria Raycina Diniz Ferreira |
13 |
A MONITORIA COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CLÍNICAMONITORIA |
14 |
ROCHA, Larissa Thayane Sousa |
15 |
Islany Costa Alencar |
16 |
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIRURGIA II BARBOSA, Danilo B. M. |
17 |
ANÁLISE DE ESTRESSE EM ALUNOS DO QUARTO PERÍODO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFPB Kathya Suênia Diniz Santos |
18 |
Análise de evolução da coordenação motora dos alunos com auxilio da monitoria Heldery Soares de Alustau, Rogério Moreira de Almeida |
19 |
ANATOMIA CARDIOVASCULAR APLICADA À CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO |
20 |
APLICAÇÃO DE JOGOS PASSATEMPO PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE FARMACOTÉCNICA Francykléa Lourenço Silva; Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Ciências Farmacêuticas DCF-MONITORIA |
21 |
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DO TECIDO ÓSSEO À MICROSCOPIA ÓPTICA |
22 |
ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
23 |
Atividades Desenvolvidas Do Plano De Ação Na Disciplina Treinamento Desportivo II CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
24 |
ATUALIZAÇÃO DO CADERNO DE EQUIVALENTES |
25 |
LOPES , Ana Caroline Carneiro
Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisiologia e Patologia - MONITORIA |
26 |
AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DA MONITORIA NO ENSINO-APREDIZAGEM DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIETÉTICA Vitória Ramalho Limeira Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Nutrição – DN – MONITORIA |
27 |
Luizianny Ingrid Teodosio Gouveia CCS – Centro de Ciências da Saúde |
28 |
SOUZA, Neyrijane Targino de; |
29 |
Aline Katiane da Silva Centro de Ciências da Saúde |
30 |
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS DOS CCS/DM/ Monitoria; |
31 |
CATALOGAÇÃO DAS PEÇAS ANATÔMICAS DO ACERVO DA DISCIPLINA DE ANATOMIA TOPOGRÁFICA Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Morfologia – DM; MONITORIA |
32 |
CARVALHO, Ohana Brandão de
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisioterapia da UFPB/ MONITORIA |
33 |
Concepções sobre a prática da dissecação no ensino da Anatomia HUMANA: uma revisão sistemática Centro de Ciências da Saúde |
34 |
Confecção de um material didático de aconselhamento para Disfunções Temporomandibulares Isabelle Cristine de Melo Freire Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Odontologia Restauradora/ Programa de Monitoria |
35 |
Contribuição da Monitoria de Anatomia Odontológica I na Formação Acadêmica de Estudantes de Odontologia e na Iniciação à Docência |
36 |
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NA INTRODUÇÃO DO DISCENTE NA PESQUISA EM ODONTOLOGIA |
37 |
CONTRIBUIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO -APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MÉTODOS DE ANÁLISE DE ALIMENTOS |
38 |
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM I CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
|
39 |
CONTRIBUÍÇÕES DA MONITORIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA - ATIVIDADES DOCENTES MEIRELES. C.L.S. |
40 |
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO RPOCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Cora Coralina dos Santos Junqueira Centro de Ciências da Saúde |
41 |
DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE DO FISIOTERAPEUTA: A PRODUÇÃO DE FILMES EM SEMINÁRIOS DE HIDROTERAPIA. Thyciane Mendonça de Andrade; Ana Isabele Andrade Neves; Palloma Rodrigues de Andrade. |
42 |
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES RELACIONADAS À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA MONITORA NA DISCIPLINA DIETOTERAPIA II Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Nutrição – DN – MONITORIA |
43 |
Desenvolvimento de Material Didático para Disciplina de Farmacodinâmica Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Ciências Farmacêuticas/ MONITORIA |
44 |
DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
WILSON FRANCELINO MEIRELES E RINALDO LUIS FERREIRA JÚNIOR
Dr. PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA |
45 |
Gilmar Mamede de Carvalho CCS/DM/Monitoria |
46 |
ELABORAÇÃO DE ATLAS HISTOLÓGICO DIGITAL DO SISTEMA MUSCULAR COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA |
47 |
ELABORAÇÃO DE ATLAS HISTOLÓGICO VIRTUAL DO SISTEMA TEGUMENTAR |
48 |
ELABORAÇÃO DE ATLAS VIRTUAL DO SISTEMA URINÁRIO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTOLOGIA HUMANA. Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ MONITORIA |
49 |
ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ESTUDO HISTOLÓGICO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Morfologia/ Monitoria |
50 |
ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE PRÁTICAS DO LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA CLÍNICA COMO FORMA DE APOIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE GRUPO EM REDES SOCIAIS NA INTERNET Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Ciências Farmacêuticas – DCF – MONITORIA |
51 |
EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA QUÍMICA FARMACÊUTICA |
52 |
Experiência das aulas práticas de fisiologia no sistema modular da medicina |
53 |
EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA I
LOPES, Patrícia de Medeiros Loureiro Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria |
54 |
EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA DE SAÚDE COLETIVA: CAMINHOS QUE LEVAM À DOCÊNCIA Dayse Kalyne Gomes da Costa |
55 |
Experiências e Contribuições ao Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Histologia Humana |
56 |
Renan Fernandes de Lima; Departamento de Fisiologia e Patologia / Centro de Ciências da Saúde / Monitoria |
57 |
Importância da histologia III para os monitores voluntários da disciplina Eliane Marques Duarte de Souza
Centro de ciências da Saúde |
58 |
IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM II CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CLÍNICA MONITORIA |
59 |
IMPRESSÕES DOS ALUNOS DO 2ª PERIODO SOBRE SUA ATIVIDADES ACADEMICAS: UM OLHAR DA MONITORIA Maria Eduarda Gonçalves Moraes; |
60 |
INFLUÊNCIA DO VÍDEO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS Aline Maria Melo da Silva, Eryka Maria dos Santos Alves, Maria Lúcia da Conceição, Jossana Pereira de Sousa, Maria da Conceição Gonçalves |
61 |
INSTRUMENTOS DE PESQUISA COMO FERRAMENTA UTILIZADA NO ENSINO DOS MATERIAIS DENTÁRIOS II BASEADO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO |
62 |
Bruno Augusto Linhares Almeida Mariz; |
63 |
MANUAL DE PER CAPITA DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS: instrumento facilitador no planejamento de cardápios |
64 |
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MONITORIA Thayana Rose de Araújo Dantas |
65 |
MONITORIA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Flávia Maiele Pedroza Trajano |
66 |
Monitoria de Neuroanatomia Funcional no Curso de Fonoaudiologia da UFPB |
67 |
MONITORIA E AS PRÁTICAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA |
68 |
Ana Karuline Câmara Dantas, Maria Cristina Silva Medeiros, Rita de Cássia da Silveira e Sá, Rachel Linka Beniz Gouveia, Temilce Simões de Assis Cantalice Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA |
69 |
O impacto das atividades de monitoria em anatomia humana na formação acadêmica e profissional do aluno monitor |
70 |
O PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRATICAS DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E DA ENFERMAGEM SEMIOTÉCNICA II |
71 |
O PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEORICO-PRÁTICA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA |
72 |
O PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEORICO-PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
73 |
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque |
74 |
O PAPEL FISIOLÓGICO DO INTESTINO GROSSO NA ABSORÇÃO DE ÁGUA, ELETRÓLITOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS Micherlayne Even Oliveira Limeira, Rosália do Nascimento Silva, Temilce Simões de Assis, Rita de Cássia da Silveira e Sá, Rachel Linka Beniz Gouveia |
75 |
O SER MONITORA DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM I : RELATO DE EXPERIÊNCIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ Gerlania Rodrigues Salviano; |
76 |
PAPEL DO MONITOR NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MONITORIA |
77 |
PEÇAS ANATÔMICAS ARTIFICIAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Morfologia/Projeto de Monitoria |
78 |
Percepção visual entre acadêmicos do Curso de Odontologia no componente curricular Escultura Dental Maria Eduarda Wanderley Lira Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Odontologia Restauradora/ Programa de Monitoria |
79 |
Thyciane Mendonça de Andrade; Carlos André Gomes Silva; Eliza Juliana da Costa Eulálio Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Fisioterapia – DF MONITORIA
|
80 |
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ANATOMIA COMO OBJETO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM Elayne Cristina de Oliveira Ribeiro |
81 |
PRODUÇÃO DE UM PÔSTER EXPLORATÓRIO DO TECIDO EPITELIAL GLANDULAR COLABORANDO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
82 |
QualiDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM AVE ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UFPB Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Fisioterapia – DF MONITORIA |
83 |
RECURSO AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PARASITOLOGIA Vanessa Costa de Melo |
84 |
RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DA DENTÍSTICA CLÍNICA Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Clínica e Odontologia Social/ Programa de Monitoria |
85 |
Maraisa Cavalcante Barreto; Pamela R. Martins Lins Sônia Cristina Pereira de Oliveira; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Nutrição/MONITORIA |
86 |
RELATO DE CASO DE CONDUTA DIETOTERÁPICA PARA PACIENTE COM HEPATOPATIA CRÔNICA Talita Iraci Lins Rabelo da Costa ; Pamela Rodrigues Martins Lins); Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Nutrição/MONITORIA |
87 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR ALUNO DA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Dayse Medeiros Bezerra; |
88 |
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MONITORIA |
89 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITORA DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM II Klessiane Mendes de Fontes |
90 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO BLOCO CIRÚRGICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Odinélia Batista Arantes Lima |
91 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II: VIVÊNCIA DA TEORIA À PRÁTICA Departamento de Enfermagem Saúde Pública e Psiquiatria/DESPP |
92 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: RECURSOS ALTERNATIVOS EM MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Iara Cristina Soares de Albuquerque, Gabriel Rodrigues Neto, Maria do Socorro Cirilo de Sousa |
93 |
BEZERRA, Louise Morais Dornelas Bezerra Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria |
94 |
Sala de Espera: Uma estratégia de Educação e Promoção da Saúde. |
95 |
Sistematização do Ensino da Disciplina Fisiologia do Exercício no Curso de Educação Física
REABIAS DE ANDRADE PEREIRA |
96 |
TÉCNICA ANATÔMICA DE PLASTINAÇÃO: INSTRUMENTO RELEVANTE NO ENSINO DA ANATOMIA Centro de Ciências da Saúde – CCS; Departamento de Morfologia – DM – MONITORIA |
97 |
TÉCNICA ANATÔMICA DE PLASTINAÇÃO: INSTRUMENTO RELEVANTE NO ENSINO DA ANATOMIA |
98 |
Temas Integradores na abordagem da Fisiologia Modular da Medicina: uma nova estratégia |
99 |
Cynthia Coelho Silva; |
100 |
VIVÊNCIA ACADÊMICA COMO MONITORA DA DISCIPLINA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO II CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
101 |
VIVÊNCIA DA MONITORIA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA II ARAÚJO, Amanda Maria Medeiros de
Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria. |
102 |
VIVENCIANDO A MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM II: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |
103 |
VIVENCIANDO UMA NOVA EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO E IDOSO II CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
104 |
PELÚCIO, Thiago;
Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria |
CCTA
1 |
A CAPTAÇÃO DE PAISAGENS SONORAS E A MONITORIA EM ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL E SONOPLASTIA
Cyntia Correia Paiva Monteiro; Willamy Renan de Jesus;Victor Rubens; Filipe Barros Beltrão; Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo. |
2 |
A MONITORIA EM DIREÇÃO DE PROGRAMA DE RÁDIO II EOS DESAFIOS DA PRODUÇÃO RADIOFÔNICA Clarissa Mesquita Cabral de Azevedo; Demétrio Nunes de Sousa Neto; Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA |
3 |
Katya Maria de Barros; Amanda Ferreira; Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo.
|
4 |
Monitoria em Estruturação e Análise Musical: |
CT
1 |
A GESTÃO DA QUALIDADE COMO VETOR DE INOVAÇÃO DOS PROCESSOS, PRODUTOS E NEGÓCIO DA CADEIA PRODUTIVA SUCROALCOOLEIRA E DE ALIMENTOS |
2 |
A PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ESCOPO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Luciano Fernandes Acioli Cabral e Silva; Anand Subramanian; Alessandra Berenguer; |
3 |
Acompanhamento dos Alunos de Desenho de MÁquinas Quanto a Aplicação de Processos Normativos |
4 |
Renan Reryson Barbosa Maia; Fábio Morais Borges; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
5 |
Claudiana Pereira Batista; Jailson Ribeiro de Oliveira; Jailson Ribeiro de Oliveira. Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP |
6 |
Jéssica Bezerril Dutra; Luciano Costa Santos; Jailson Ribeiro de Oliveira. Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP |
7 |
Natanna Glenda Soares; Liane Márcia Freitas e Silva; Cosmo Severiano Filho; Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP |
8 |
Thiago Araújo de Souza; Tibério Andrade Passos. |
9 |
Eduarda Kelen Silva Soares; Marcio Cotrim; Wylnna Vidal; Nelci Tinem. |
10 |
Rayssa de Carvalho Marques; Márcio Cotrim; Wylnna Vidal; Nelci Tinem. |
11 |
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV Amanda Andreghetti Dantas; Márcio Cotrim; Nelci Tinem; Wylnna Vidal.
|
12 |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE MATÉRIAS PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM ANIMAL E SEU APRENDIZADO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS |
13 |
Importância do Programa de Monitoria como Ferramenta de Ensino para Execução do Novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Engenharia de Alimentos |
14 |
IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA APREDIZAGEM DURANTE A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS I |
15 |
IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA APREDIZAGEM DURANTE A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS II |
16 |
Camilla Nascimento Brandão; Manuel J. R. Buvinich; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
17 |
Maria Edvânia de Almeida Lima; Sandro Marden Torres; Tibério Andrade Passos. |
18 |
Hélio Arthur Falcão Menezes; Jerusa Cristina Guimarães de Medeiros; Moisés Rodrigues Cavalcanti; Anand Subramanian; Francisco Soares Másculo;Marcel de Góis Pinto; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
19 |
MONITORIA APLICADA À DISCIPLINA DE ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA: A COMPLEMENTARIEDADE DO CONTEÚDO TEÓRICO AO PRÁTICO E A CRIAÇÃO DE PROJETOS |
20 |
MONITORIA APLICADA À DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS E BIOQUÍMICA I |
21 |
Leanderson Túlio Marques Lemos; Heinz Johann Holschuh; Geraldo Dantas Silvestre Filho. |
22 |
Kim Veras e Vanderlei; Claudino Lins Nóbrega Junior. |
23 |
Monitoria da disciplina Estabilidade de Taludes André Ramalho Falcone de Sá; Fábio Lopes Soares. Centro de Tecnologia |
24 |
Monitoria da disciplina Estradas e Transportes II: Jogos educativos para Estradas e Transportes Caroline Dias Amancio de Lima; Ricardo Almeida de Melo. Centro de Tecnologia |
25 |
Monitoria da disciplina Geologia Aplicada Jacqueline Gullich Silva; Belarmino Barbosa Lira. Centro de Tecnologia |
26 |
Monitoria da disciplina Mecânica dos Solos II Bruno Pennafort Barbosa; Fábio Lopes Soares. Centro de Tecnologia |
27 |
Monitoria da disciplina Resistência dos Materiais II Emerson Wagner Diniz de Magalhães; Primo Fernandes Filho. Centro de Tecnologia |
28 |
Isabella Vanessa Chaves da Silva; Luiz Guilherme Brito de Almeida; Luciano Costa Santos; JailsonRibeiro de Oliveira;JailsonRibeiro de Oliveira. |
29 |
A PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ESCOPO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Luciano Fernandes Acioli Cabral e Silva; Anand Subramanian; Alessandra Berenguer; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
30 |
PLANEJAMENTO E PROJETO DO PRODUTO COMO AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS INOVADORES João Victor Pedrosa Nogueira; Manuela Carla de A. Carneiro; Marcel de Góis Pinto; Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP |
31 |
Nayhara Raquel Vasconcelos BARBOSA; Ricardo Targino MOREIRA; Geraldo Dantas Silvestre FILHO. |
32 |
Planejamento e Projeto do Produto como auxílio para o desenvolvimento de produtos inovadores João Victor Pedrosa Nogueira; Fábio Moraes Borges; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
33 |
Projeto Integrado de Monitoria do Curso de Engenharia de Materiais Disciplina 2 - Introdução a Ciência dos Materiais 2012.2/2013.1 |
34 |
Rafael Cardoso de Lima; Profª. Orientadora Drª. Marciane Magnani |
35 |
RELATÓRIO DE MONITORIA 2012.2-2013.1 |
36 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE DIMENSIONAMENTO DE TRANSPORTES E CUSTOS LOGÍSTICOS COMO FATOR CRÍTICO DE SUCESSO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
37 |
Francisca Alixandrina L. Alencar; Anand Subramanian; Jailson Ribeiro de Oliveira. |
38 |
UTILIZAÇÃO DOS COMANDOS HELIX E SWEEP PARA MODELAGEM DE MOLAS NO AUTOCAD Bruno dos Santos Silva; Koje Daniel Vasconcelos Mishina; Naor Morais Melo. |
39 |
VISÃO E PRÁTICA PREVENCIONISTA DA SEGURANÇA DO TRABALHO COMO VIÉS ESTRATÉGICO DAS POLÍTICAS DE PESSOAS, PROJETO, PROCESSOS E PERFOMENACE Centro de Tecnologia - CT, Departamento de Engenharia de Produção - DEP |
CTDR
1 |
A MONITORIA DE HIGIENE E LEGISLAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Albert Einstein Mathias de Medeiros Teodosio; Fabíola Fonseca Ângelo. |
2 |
A monitoria nas aulas práticas de microbiologia de alimentos Ytalo Soares de Lima; Haíssa Roberta Cardarelli. |
3 |
Jacqueline Kelly da Silva Moreira; Maria Daniella de O. P. da Silva Geraldo Magela; Roberto Mendoza. |
4 |
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E INCENTIVO À DOCÊNCIA Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional / Departamento de Tecnologia de Alimentos / MONITORIA |
5 |
MONITORIA: AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO ATRAVÉS DO ALUNO-MONITOR |
6 |
Rayza de Lima Torres; Fernando José Vieira Torres; Roberto Mendoza. |
7 |
ARBOS, Kettelin Aparecida; SANTOS, Efigênia Béria de Souza; SANTOS, Ísis Tamyres; Ana Rennaly Cardoso Vidal. |
8 |
USO DO MONITOR NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS I |